Texto: As potencialidades da história local para a produção de conhecimento em sala de aula: o enfoque do município de Sorocaba.
Autor: JUNIOR, Arnaldo Pinto. In: Historia: Área de conhecimento. Ano I n°3, 2001 p.37 a 40.
O autor mostra em sua visão, a pratica educacional brasileira no ensino de História de valorização da cultura européia em detrimento das culturas locais ,e assim por consequência o desprezo ahistória local em diversos municípios do país.(no texto ele enfatiza o município de Sorocaba/ SP).Podemos analisar essa visão na citação do Sérgio Buarque de Holanda, no 1º trecho do artigo, pag.37.
"A tentativa de implantação da cultura européia em extenso território,dotada de condições naturais,se não adversas,largamente estranhas à sua tradição milenar,é,nas origens da sociedade brasileira,o fato dominante e mais rico de consequências.Trazendo de países distantes nossas formas de convívio,nossas instituições, nossas idéias e e timbrando em manter tudo isso em ambiente muitas vezes desfavorável e hostil,somos ainda hoje uns desterrados em nossa terra."
Arnaldo também mostra a sua individualidade de ideia, diante da coletividade da ideias hegemônicas que circulam em diversos meios sociais sem questionamento das mesmas; discute a prática tradicional da disciplina que é conteudista,celebrativa(exalta homenagens),única(unicidade de consenso) e verdadeira, decidindo assim discutir sobre as potencialidades da história local no ensino fundamental e médio,como vemos no 4º parágrafo da Introdução, pag.37.
"Pretendo neste artigo discutir algumas práticas instituídas no ensino da história que reproduzem uma visão tradicional da disciplina, propondo uma abordagem que não seja vinculada ao estudo histórico conteudista, celebrativo, único e verdadeiro.Nesse sentido pretendo discutir as potencialidades da história local para o ensino fundamental e médio."
No subtítulo História local: modernidade em Sorocaba ele defende que " A recuperação de memórias locais(sejam elas individuais ou coletivas) abririam perspectivas para a singularidade histórica,que muitas vezes é descartada pela história tradicional e generalizada."(2º parágrafo, 3ª frase, 11ª linha).pag.38.
Desta forma, o autor apresenta uma proposta de ensino, direcionada para o Município de Sorocaba, cujas experiências vividas no município conduzam a uma discussão pela ideia de modernidade introduzida na cidade desde 1903, onde setores socias publicavam o avanço por meio da denominação Manchester Paulista, pois a produção econômica e a importância política e cultural ressaltam as suas relações sociais simbolizando um grande avanço qualitativo.Na pag. 40, 3º parágrafo, Arnaldo conclui seu artigo expondo que sua discussão não é definitiva, nem pretendia ser, devido a complexidade do trabalho em sala de aula e dificuldades que rodeiam a comunidade escolar,porém que a motivação para o trabalho é fundamental,insubistituivel ecompartilhada entre alunos e professores sempre.Trabalhando juntos podem respeitar multiplicidades de opiniões sem anular as singularidades dos sujeitos históricos tanto no presente quanto no passado.
Ele propõe que ambos os lados mudem a maneira de estudo da história local,para que assim recuperem a identidade local, conheçam e valorizem a mesma, favorecendo assim, o processo de ensino e aprendizagem dentro e fora da escola.
Ele propõe que ambos os lados mudem a maneira de estudo da história local,para que assim recuperem a identidade local, conheçam e valorizem a mesma, favorecendo assim, o processo de ensino e aprendizagem dentro e fora da escola.
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